quarta-feira, 2 de maio de 2018

Cirurgia de mudança de sexo

A cirurgia de redesignação de sexo, também conhecida como cirurgia de confirmação de gênero ou cirurgia de redesignação de gênero está sendo cada vez mais exigida e aceita na sociedade, isso se deve principalmente à progressiva normalização da transexualidade em muitas áreas. Mas também é relevante o fato de que a Cirurgia Plástica também evoluiu aos trancos e barrancos, tornando essa técnica cada vez mais segura, mais rápida e muito menos traumática. De fato, a primeira intervenção para mudar o sexo para um paciente conhecido foi quase 90 anos atrás (1930), então a mudança é notória.

A transexualidade ocorre em pessoas cujo sexo biológico difere do que elas experimentam ou sentem como próprias, portanto existem dois tipos: transexualidade feminina e transexualidade masculina. Normalmente, nesses casos, tratamentos complexos que cobrem diferentes disciplinas e que podem ou não incluir Cirurgia de Reatribuição Sexual são necessários. Em seguida, o Dr. Alexo Carballeira, cirurgião plástico e membro da AECEP, explicará o que é.



Cirurgias na transexualidade feminina

A transexualidade feminina afeta pessoas que têm sexo biológico masculino, mas são consideradas mulheres, possuem uma identidade de gênero feminina. Nesse caso, a cirurgia a ser realizada é denominada genitoplastia feminilizante ou vaginoplastia. A vaginoplastia pode ser realizada de várias maneiras, embora a mais comum seja a vaginoplastia para a inversão peniana. O cirurgião investe a pele do pênis e do escroto para criar uma vagina, tanto estética quanto funcionalmente, tão feminina quanto possível. A vaginoplastia também pode ser realizada com um retalho retossigmóide pediculado, que consiste em utilizar a parte final do intestino grosso para criar a vagina. O cirurgião determinará qual a técnica mais adequada, sempre levando em consideração as características específicas do paciente.

É também comum nestes pacientes feminizantes realização de cirurgia cosmética, tanto a cara (rinoplastia, levantamento frontal, Mentoplastia ..) e no corpo, principalmente: mamoplastia e Lipoescultura.

 Cirurgias na transexualidade masculina

Pessoas que nascem com sexo biológico feminino, mas identificam como os homens sofrem de transexualidade masculina. A Metaidoplastia é a intervenção cirúrgica que permite a construção de um pênis a partir do clitóris previamente tratado hormonalmente para obter sua hipertrofia. É possível fornecer ao paciente um pênis pequeno com a maior parte de sua funcionalidade, mas não adequado para penetração sexual. Outra técnica é conhecida como faloplastia, que, diferente da anterior, o pênis é construído com tecidos de outras partes do corpo, como a pele do antebraço, que permite um comprimento maior. Requer o implante de próteses testiculares, normalmente em uma segunda intervenção, e dependendo do caso, prótese peniana.

Cirurgias cosméticas faciais e corporais também são comuns, como mencionamos no caso anterior.

Agora você sabe o que é cirurgia de redesignação sexual, mas essa cirurgia é apenas parte do tratamento do paciente, que deve ser abrangente por uma equipe médica multidisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário