sábado, 17 de julho de 2010

Mamoplastia - Cirurgia de Silicone



Indicação:
A mamoplastia de aumento, conhecida também como cirurgia da prótese de mama, é indicada para os pacientes com mamas pequenas ou que após amamentação tiveram grande redução do volume mamário, sem que houvesse ptose da mama (queda da mama).

Durante algum tempo especulou-se que a prótese de silicone poderia trazer prejuízo à saúde da mulher (câncer de mama, doenças reumáticas, etc.). Após extensos estudos realizados pelos Estados Unidos, ficou comprovada a inexistência destes malefícios.

É recomendável a troca periódica das proteses para se evitar o desgaste das mesmas. Devido à crescente qualidade das proteses, estima-se que a troca deverá ser realizada em torno de 20 anos.

Tipo de anestesia:
Local com sedação, peridural ou geral.

Técnica Cirúrgica:
A prótese de mama pode ser colocada através de 3 incisões diferentes (periareolar = envolta da aréola, submamária = no sulco da mama ou axilar = através da axila). A localização da prótese também pode ser em dois espaços diferentes: embaixo da glândula ou abaixo do músculo.

Cada método tem suas vantagens e desvantagens, devendo ser a escolha feita em conjunto pelo médico e paciente, após discussão sobre os prós e contras de cada técnica.

1. Anestesia local com sedação ou geral.
2. A incisão é feita no local pré determinado (periareolar, submamária ou axilar).
3. Descola-se o plano em que a prótese será colocada, formando um espaço vazio (sob a glândula ou sob o músculo).
4. Insere-se a prótese na mama.
5. Sutura-se a gordura e a pele.

Tipos de próteses de mama:
Há vários tipos e modelos de próteses de mama, cada uma com uma indicação dependendo do tipo de mama da paciente e do plano a ser colocado (subglandular ou submuscular).

As próteses de mama podem variar de perfil, de conteúdo e de envoltório. O perfil (forma) pode ser redondo (baixo,moderado, alto) ou anatômico ("gota"), conforme a projeção da prótese. O conteúdo pode ser de silicone ou de soro fisiológico (prótese salina). O envoltório da prótese também pode variar, sendo texturizado ou liso.

A escolha da prótese de mama ideal será feita na consulta médica, quando o cirurgião examinará a paciente e escolherá a melhor prótese para produzir um melhor resultado para o aumento das mamas, que em cada paciente é diferente.

Geralmente no Brasil se escolhe a prótese de silicone, texturizada, redonda ou anatômica.

Tempo de internação:
De 12 a 24 horas.

Pós-operatório:
O pós-operatório da mamoplastia de aumento costuma ser tranqüilo, pouco doloroso. Deve-se evitar esforços com os braços por 1 mês. O dreno é retirado geralmente no 1o ou 2o dia pós-operatório.

Complicações:
Apesar de raras, podem ocorrer: hematoma, infecção, extrusão da prótese, contratura da cápsula que é formada ao redor da prótese e problemas anestésicos.

Resultado definitivo:
O resultado quanto à forma já é bastante evidente no pós operatório.. Durante o primeiro mês há a redução do edema (inchaço) e a cicatrização ganha força. Como toda Cirurgia Plástica, o resultado definitivo da mamoplastia de aumento se dá após os 6 meses, devido ao amadurecimento da cicatriz.

Dr. María José Castro Veiga, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Cirurgia Estética, membro da AECEP, oferece 10 recomendações importa considerar depois de submetidos a cirurgia de aumento de mama, tão importante como escolher um cirurgião qualificado e isso nos assegurará um bom resultado.

Descanso funcional:
O corpo precisa se recuperar da agressão produzida pela dissecção da mama e colocação de uma prótese (embora controlada, não deixa de ser uma situação de estresse para os tecidos). E, como em qualquer processo de recuperação, o resto da zona intervencionada é fundamental.

Não se trata de não fazer nenhum movimento com os braços, mas são suaves, sem sobrecarregar ou forçar a extensão.

Isto irá facilitar a cura, a formação de uma cápsula em torno do implante, e impedir a acumulação de fluido (seroma), a rotação da prótese (o que seria um grande problema no caso de anatómica como alterar a forma da mama ) ou o possível sangramento da área no pós-operatório mais imediato.

Além disso, o resto dos braços reduzirá a inflamação e, portanto, fará a recuperação mais rápida.

Compressão:
Para evitar a mobilização indesejada dos seios no período pós-operatório de qualquer cirurgia de aumento de mama com implantes, o sutiã e, às vezes, a faixa do peito será essencial.

Desta forma, vamos manter o implante no lugar enquanto o tecido cicatriza.

Não usar o sutiã adequado ou removê-lo das recomendações do cirurgião pode comprometer o resultado.

Hidratação:
Após a cirurgia, a pele da mama é mais alongada, devido não apenas ao volume do implante, mas também à inflamação.

Este distensão repentina (maior nas peles elásticas e prótese pequenos volumes grandes), juntamente com a continuação da utilização do suporte, pode representar uma maior secura e aperto de pele, por vezes, correndo com irritação ou prurido.

Manter a pele adequadamente hidratada melhorará esta sintomatologia e evitará o aparecimento de estrias.

Tratamento de cicatrizes:
Embora a qualidade da cicatriz final dependa de múltiplos fatores, como a técnica de sutura, a tensão da mesma e as características do tecido de cada paciente, existem tratamentos que podemos utilizar para melhorar sua evolução.

No primeiro período pós-operatório, é importante limpar com antissépticos e prevenir a desidratação por oclusão com fita de papel, o que impedirá parcialmente a hipertrofia.

Mais tarde, você pode aplicar géis ou adesivos de silicone e agentes oleosos e hidratantes, que impedem a formação de quelóides, mantendo a cicatriz plana e elástica.

Essas medidas que atrofiam a pele da cicatriz não devem ser aplicadas cedo demais para evitar deiscências da mesma.

Cabeceira da cama embutida:
Os primeiros dias para reduzir a inflamação na área torácica são importantes para dormir com a cabeceira da cama levemente incorporada, o que pode ser facilmente alcançado colocando almofadas ou cobertores dobrados sob o colchão.

E, claro, dormir na posição supina (face para cima) evitando o apoio na área intervencionada.

Fisioterapia:
O tratamento fisioterapêutico pós-operatório com drenagem linfática manual facilitará o retorno à normalidade o quanto antes, aliviando a inflamação e o desconforto.

Revisões e acompanhamento mamário:
As revisões de controle em consulta são importantes para avaliar se o processo pós-operatório é normal e para tratar uma possível complicação.

Uma vez que o primeiro ano se passou desde a cirurgia, é importante lembrar aos pacientes que o fato de serem portadores de implantes mamários implica a necessidade de realizar revisões de controle para avaliar seu status.

Porque a prótese pode quebrar ou formar seroma ou contratura capsular ao longo dos anos, é importante para executar a imagem necessária (ultra-som, ressonância magnética) para se certificar que tudo está correto e procurando soluções, se não fosse assim.

Este acompanhamento deve ser anual e também nos permitirá avaliar o tecido mamário e sua patologia, se existir.

Sol:
O sol é o inimigo natural das recentes cicatrizes, pois pode ser a causa da pigmentação e, portanto, mais visível. É importante manter as cicatrizes fora do sol durante o primeiro ano e não as expor depois sem a proteção solar adequada.

Esporte:
Em geral, quanto maior a atividade física que afeta a área peitoral, maior o desgaste dos implantes e o risco de ruptura ou contratura, se estes forem colocados no plano submuscular.

Isso não implica a necessidade de deixar o exercício físico para um aumento de mama com implantes. Você só precisa estar ciente do que isso implica.

E, claro, evitar tanto quanto possível o trabalho do músculo peitoral com peso.

Além disso, é fundamental

deixar um período de recuperação adequado antes de recomeçar com a rotina esportiva, mais importante em implantes anatômicos do que redondos para evitar a rotação, variável entre 1,5 e 3 meses, dependendo do tipo de esporte e do paciente. Seu cirurgião é aquele que melhor pode aconselhá-lo em face de dúvidas que surjam no pós-operatório sobre se a evolução que você apresenta é normal, e quem tem o conhecimento para avaliar qualquer contratempo que ocorra e resolvê-lo Faça perguntas, pergunte se o que você vê , notas ou sentimentos é normal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário